21 janeiro 2016

"FITNESS" - A PERSPECTIVA NO CROSSFIT



Muito se utiliza o termo "Fitness" sem nunca se compreender verdadeiramente o significado da palavra. Não existe tradução literal para português, mas da mesma forma que "happy" significa "feliz" e "happiness", "felicidade", então se "fit" significa "em forma", fitness poderá ser traduzido como o "estado de estar em forma

Mas então o que quer dizer "estar em forma"?

Antes de mais, "estar em forma" depende daquilo que se valoriza na condição física de uma pessoa. Para alguns a forma é representada pela aparência física - "o corpo atraente". Para outros será a resistência - o "correr longas distâncias", outros o "ser forte" – "quanto é que levantas?". Para alguns será apenas o bem-estar físico. 

A melhor definição que posso referir foi apresentada por Greg Glassman, fundador do CrossFit: "Estar em forma" é a expressão de 10 capacidades físicas: 

Resistência Cardio-respiratória - a capacidade de absorver, transportar e fornecer oxigénio; 
Stamina - a capacidade de processar, fornecer, armazenar e utilizar energia;
Força - a capacidade do músculo aplicar força; 
Flexibilidade - a capacidade de maximizar a amplitude de movimento numa determinada articulação;
Potência - a capacidade de aplicar o máximo de força no mínimo de tempo; 
Velocidade - a capacidade de minimizar o tempo de realização movimentos cíclicos. 
Coordenação - a capacidade de combinar padrões de movimentos distintos num único movimento;
Agilidade - a capacidade de minimizar o tempo de transição de um padrão de movimento para outro;
Equilíbrio - a capacidade de controlar o centro de gravidade do nosso corpo em relação à base de suporte.
Precisão - a capacidade de controlar o movimento numa determinada direção e intensidade. 

Logo, o "estar em forma" implica o desenvolvimento de todas estas capacidades físicas e não apenas de uma ou outras. Um indivíduo está em melhor forma quanto melhor for em todas elas. Assim, ao treinar devemos procurar desenvolver-nos em cada uma, para que no dia-a-dia sejamos cada vez mais capazes de cumprir com o que nos é solicitado. Seja, por exemplo, ajudar em mudanças e transportar um sofá, correr para apanhar o autocarro, trepar um murro para fugir de um cão raivoso, não perder o equilíbrio e andar regularmente a cair "de rabo no chão", ser flexível para apertar os cordões ou coçar as costas... 

Para além do mais, o "estar em forma" tem implicações positivas na nossa saúde e melhora a qualidade de vida. Assim, quanto mais "fit" uma pessoa, menor será a probabilidade de ficar doente e sentir mau estar físico. Melhor serão os seus níveis pressão arterial, triglicéridos e colestrol ("bom" e "mau"), densidade mineral óssea, menor massa gorda e maior massa magra, etc. Tudo isto resultado do treino que permite a pessoa atingir esse nível. 

O tipo de treino desenvolvido em aulas de CrossFit tem como objetivo desenvolver a pessoa como um todo, em todas as suas capacidades físicas. 

É também essa teoria que seguimos nas aulas de Cross Spot no Village
A evolução de cada um dependerá depois da sua capacidade de se desafiar!


Ricardo Barros
Crossfit level1 trainer


Um comentário:

Unknown disse...

Recomendo a 100% tanto como treinador como pessoa. No Pain No Gain